UFRN oferece curso de ‘Construção do Reino de Deus’ e provoca reação de estudantes de medicina

Coordenador do curso já ministrou outros como “Reino de Deus – Construção Possível?” e “Reino de Deus, uma Utopia Social?”

Fórum – “A Construção do Reino de Deus”. Este é o nome do curso de extensão que está com inscrições abertas no Departamento de Medicina Clínica da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). As inscrições para as 220 vagas disponíveis podem ser feitas no portal da UFRN, na plataforma Sigaa, que traz a “Lista de Cursos e Eventos de Extensão com Períodos de Inscrição Abertos”.

Foi o terceiro curso, desde 2019, que trata do “reino de Deus” como um dos temas.Alunos reagiram nas redes em defesa do Estado Laico. “Isso é sério? A UFRN está virando uma igreja neopentecostal?”, comentou um estudante. “Num curso de Teologia, eu já teria achado precária a justificativa (da disciplina), mas em um curso de medicina?”, pergunta outro aluno.

Nota da UFRN

Em nota ao UOL, a UFRN alegou que o curso atenderia ao “pluralismo de ideias”:

“1. A Constituição Federal, no seu artigo 206, estabelece que o ensino será ministrado com base nos princípios da ‘liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”, além do “pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas’.

2. O evento foi aprovado pelo Departamento de Medicina Clínica (DMC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e está inserido no contexto da disciplina optativa ‘Medicina, Saúde e Espiritualidade’”.

O coordenador

O professor Francisco das Chagas Rodrigues, psiquiatra e doutor em psicofarmacologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), é o coordenador do curso.

Ele já ministrou outros na UFRN que tratavam sobre o reino de Deus. Em 2019, Rodrigues coordenou o curso “Reino de Deus – Construção Possível?”. No ano passado, foi a vez do “Reino de Deus, uma Utopia Social?”.

Rodrigues defendeu, em entrevista ao UOL, os cursos dados na UFRN. “Na minha condição de acadêmico e de psiquiatra, vejo a importância dos ensinamentos de Jesus para a construção de uma sociedade justa como de alternativa terapêutica na reestruturação dos pensamentos, contribuindo para o controle de transtornos mentais, como ansiedade e depressão”, disse ele, que segue a religião espírita.

Com informações do Globo/UOL/Brasil 247

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: