Governo dos EUA está com o pedido de extradição de Allan dos Santos

O blogueiro bolsonarista está nos Estados Unidos, com visto vencido. Em outubro, o ministro do STF Alexandre de Moraes determinou sua prisão. Caso teve grande repercussão provocando atritos no Ministério da Justiça.

Com Metrópoles

O pedido de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos já está com o governo americano. Em outubro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão preventiva do blogueiro. Segundo fonte, A Polícia Federal investiga se a cúpula do Ministério da Justiça cometeu crimes para interferir ou atrasar a extradição do blogueiro Allan dos Santos.

Aliado do presidente Jair Bolsonaro, Santos é investigado no inquérito das fake news e no que apura ataques de milícias digitais contra a democracia. Após dar andamento ao processo de extradição, a delegada federal Silvia Amélia Fonseca de Oliveira foi exonerada do cargo. O pedido já chegou ao governo dos EUA. O blogueiro alega que é vítima de censura e exerce o direito de liberdade de expressão.

Moraes ordenou que a Polícia Federal inclua o mandado de prisão na lista da Difusão Vermelha da Interpol para garantir que Allan seja capturado e retorne ao Brasil. Também foi acionada a embaixada dos Estados Unidos. O processo saiu de um departamento do Ministério da Justiça a caminho dos EUA dois dias antes de a decisão de Moraes ser divulgada e chegou aos Estados Unidos na semana passada.

Após ser alvo de operações no STF, o blogueiro deixou o Brasil e teria entrado em julho nos Estados Unidos com visto de turista. Há informações que o Ministério da Justiça prepara parecer contra extradição de Allan dos Santos. Ideia é enviá-lo ao governo americano e à Interpol. Fontes da pasta dizem que Interpol ainda não incluiu blogueiro na lista vermelha.

Com informações do Metrópoles

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: