Rosa Weber envia pedido de investigação contra Campos Neto e André Esteves

Em áudio divulgado o banqueiro do BTG revelou que o presidente do Banco Central havia telefonado a ele para saber qual que deveria ser o piso da taxa de juros no Brasil, Esteves ainda revela como ele influência na Câmara Federal e no Banco Central

Com 247

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, enviou à Procuradoria Geral da República nesta sexta-feira, 12,  pedido de investigação contra o presidente do Banco Central, Campos Neto, e o banqueiro André Esteves, do BTG.

O pedido de investigação teve como base um áudio divulgado pelo site 247 no final de outubro no qual Esteves, numa conversa com investidores, revelou sua total influência sobre o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e o presidente do BC. Na conferência com investidores, o banqueiro André Esteves disse que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ligou para ele para saber qual que deveria ser o piso (“lower bound”) da taxa de juros no Brasil.

Na conversa, ele fala praticamente como dono do Brasil e diz que, mesmo com eventual vitória do ex-presidente Lula, teremos “dois anos de Roberto Campos Neto”. O banqueiro revela sua total influência sobre o presidente da Câmara, Arthur Lira, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Sobre eleições, ele diz que Bolsonaro tem chances se ficar calado e diz que Lula precisa se movimentar rumo ao centro, mas revela sua preferência pelo PSDB.

Em outra reportagem, Esteves revela como ele influi na Câmara e no Banco Central. A ação encaminhada pela ministra Rosa Weber à PGR é de autoria da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). A entidade pede que sejam investigados os indícios do crime de uso indevido de informação privilegiada.

A conversa com o empresário se deu no mesmo dia da debandada de secretários do Ministério da Economia, após a pasta chancelar drible no teto de gastos proposto pela ala política do governo do mandatário do Brasil, Jair Bolsonaro.

“Para quem não sabe, o secretário do Tesouro [do Ministério da Economia] acabou de renunciar, com mais 3 outros, tem mais 4 ameaçados. E eu atrasei um pouquinho porque o presidente da Câmara me ligou para perguntar o que eu achava [risos da plateia]. ‘Arthur, vou dar uma palestra agora à tarde. Se quiser, dê um pulo aí. Mas não tá legal, né?”, relatou o banqueiro a interlocutores.

Com informações do Brasil 247

2 respostas para “Rosa Weber envia pedido de investigação contra Campos Neto e André Esteves”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: