PF alerta TSE para semelhança entre métodos dos bolsonaristas e de Trump na divulgação de notícias falsas

Relatório da PF aponta que bolsonaristas imitam o ex-presidente dos EUA. Nas redes, seguidores e robôs seguem o “mito” e debocham da imprensa profissional e quem as defende, igual seu líder Bolsonaro que segue Trump, criando uma cadeia ou pirâmide digital propagando ódio e mentiras 24 horas por dia.

Com 247

A Polícia Federal afirmou ao Tribunal Superior Eleitoral que canais bolsonaristas nas redes sociais atuam com o objetivo de “diminuir a fronteira entre o que é verdade e o que é mentira”. A estratégia bolsonarista é atacar a imprensa e difundir fake news, método que foi utilizado em várias ações e recentemente na campanha contra as urnas eletrônicas. Um exemplo é o blogueiro Allan dos Santos, um ícone em Fake News.

Segundo a PF, os bolsonaristas utilizam uma estratégia de comunicação semelhante à das eleições de 2016 nos EUA, elaborada e orientada por Steve Bannon, ex-estrategista de Donald Trump, e também na eleição presidencial vencida por Bolsonaro em 2018, informa reportagem do Globo.

Ainda segundo o Globo,  pedido foi feito pela PF e que levou o TSE a suspender os repasses das plataformas para os canais bolsonaristas dentro do inquérito administrativo que apura os ataques do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eletrônico de votação. Para  a instituição, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro utilizam uma estratégia de comunicação semelhante ao trumpismo.

O relatório da PF ao TSE afirma que a mesma tática foi usada em relação a disseminação de notícias falsas sobre as urnas eletrônicas, por Jair Bolsonaro e seus seguidores. Também estão envolvidos nessas práticas os seus filhos, o senador Flávio Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro, além de parlamentares da tropa de choque do governo como as deputadas Bia Kicis (PSL-DF) e Carla Zambelli (PSL-SP).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s