Seguranças do Assaí acusam homem negro de roubo e o obrigam a se despir na frente dos clientes

Polícia registrou o caso, que aconteceu em Limeira, interior de São Paulo, como constrangimento e não injúria racial. Até quando teremos que conviver com isso?

Por Igor Carvalho

Na sede de Limeira, interior de São Paulo, seguranças da rede atacadista Assaí acusaram um homem negro, de 56 anos, de furtar produtos da loja. Ato contínuo, os funcionários o obrigaram a ficar apenas de cueca na frente dos demais clientes, para provar que não havia produtos escondidos.

Nas imagens, feitas por clientes do Assaí, é possível ver o homem negro chorando, após o episódio. A vítima afirmou, no Boletim de Ocorrência que registrou contra a rede atacadista, que estava na loja pesquisando preços de alguns produtos. A polícia registrou o caso como constrangimento e não injúria racial.

Em um dos vídeos, é possível ouvir a vítima argumentando com os seguranças, antes de ser obrigado a se despir: “Eu roubei alguma coisa nessa loja? Eu vim aqui para comprar e me chamam de ladrão.”

“Eu tirei a camisa e como não tinha nada, os seguranças ficaram se olhando, como se eu tivesse algo na calça, aí eu acabei abaixando a calça”, relatou o homem ao site Rápido no Ar.

Em nota, o Assaí informou que os seguranças foram afastados, “assim que a companhia recebeu a informação do ocorrido na unidade de Limeira, abriu imediatamente um processo interno de apuração e manterá contato com o cliente para ouvi-lo sobre o ocorrido. Enquanto este processo é feito, os envolvidos na abordagem foram afastados dos seus postos de trabalho. A companhia reforça que não adota nem orienta qualquer forma de abordagem constrangedora a clientes e que tomará todas as providências necessárias tão logo a investigação for encerrada. A Cia fica à disposição das autoridades para esclarecimentos.”

Via Brasil de Fato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s