Rayssa Leal, 13 anos de idade, é prata no skate com direito a entrar na história do esporte

Aos 13 anos e 203 dias, a maranhense de Imperatriz Rayssa Leal tornou-se a atleta brasileira mais jovem a subir ao pódio olímpico em toda a história, ela emocionou o Brasil em Tóquio e na terrinha que madrugou esperando a fadinha brilhar.

Por Redação

Eram 1:30 da manhã desta segunda-feira (26), quando este repórter estava acordado com olhos vidrados em cada passo que a Fadinha Rayssa dava rumo ao estrelato do esporte até pouco tempo marginalizado. ela sabia não está só, sua mãe teve autorização especial para acompanhá-la, o regulamento permite que atleta menor de idade possa ter acompanhante da família, no seu caso era sua mãe que dava apoio direto a pequena campeã.

Durante os anos 80, mais precisamente em junho 1988, na gestão de Jânio Quadros, sair andando com a “perigosa” prancha deslizante foi proibido em São Paulo, em meio a uma onda de profunda criminalização do esporte, que ainda é muito estigmatizado pelos mais reacionários. Nem só em São Paulo como em todo Brasil acompanhamos caso de PMs espancando e prendendo skatistas. Foi quando veio Luiza Erndina, na época do PT e liberou a prática do Skate.

Rayssa Leal a Fadinha

“Eu estou muito feliz, porque pude representar todas as meninas, a Pamela e a Leticia, que não se classificaram, todas as meninas do skate e do Brasil. Poder realizar meu sonho de estar aqui e ganhar uma medalha é muito gratificante. Meu sonho e sonho dos meus pais”, disse Rayssa após o resultado, citando as colegas do time brasileiro de skate.

A skatista brasileiras somou 14,64 pontos e só foi superada pela japonesa Momiji Nishiya, também de 13 anos, cinco meses mais velha que Rayssa, que fez 15,26. Foi um dos maiores momentos que tive oportunidade de ver em tempo real nesta olimpíada de Tóquio. Rayssa colocou sua cidade, Imperatriz (Ma), no cenário mundial do Skate e berço da mais nova medalhista da história do esporte olímpico brasileiro.

Veja repercussão e sua manobra que valeu medalha de prata em Tóquio:

Até o fechamento dessa matéria, Raíssa já estava com mais de 3 milhões de seguidores no  seu Instagram.

Screenshot_4

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s