Pela primeira vez, maioria aprova o impeachment de Jair Bolsonaro

Pesquisa do Datafolha realizada nos dias 7 e 8 de julho, mostra que 54% são a favor da ação de impeachment, ante 42% que se mostram contrários.

Vermelho – A maioria dos brasileiros é favorável ao impeachment de Jair Bolsonaro. O dado foi divulgado neste sábado (10) pelo Datafolha. Segundo a Folha de S.Paulo, é a primeira vez, desde que o instituto de pesquisas começou a questionar os brasileiros sobre o tema, que a maioria dos entrevistados se diz a favor da abertura do processo.

O levantamento presencial, realizado nos dias 7 e 8 de julho, mostra que 54% são a favor da ação de impeachment, ante 42% que se mostram contrários. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Na rodada anterior, realizada em 11 e 12 de maio, os pró-impedimento haviam ultrapassado numericamente os contrários à ideia, mas ainda havia um empate técnico em 49% a 46%.

Segundo o Datafolha, o crescimento do apoio ao impeachment é um processo recente e reflete o aprofundamento da crise política combinada à tragédia sanitária da Covid-19, que já matou mais de 530 mil brasileiros. O instituto destacou que o papel do governo federal no desastre está sendo esmiuçado pela CPI da Pandemia no Senado.

Além disso, desde a pesquisa anterior, em maio, houve uma série de más notícias para o governo.

Foram descobertas suspeitas de negociações obscuras de vacinas inexistentes, com denúncia de cobrança de propina e o Bolsonaro virou alvo de inquérito por supostamente ter prevaricado ao citar seu líder na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), como o líder das irregularidades.

Segundo o Datafolha, até a pesquisa de 15 e 16 de março, a oposição ao impeachment, ou quase um empate técnico, dominava.

Com informações da Folha de S.Paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s