Enquanto governadores do Nordeste rejeitam, Doria libera estado de SP para a realização da Copa América

Governador tucano disse que sua “preocupação prioritária é salvar vidas”, mas nota oficial diz que sua gestão “não fará objeção” com relação ao torneio “desde que os protocolos sejam obedecidos”

Por Ivan Longo

Apesar de São Paulo não estar previsto para sediar jogos da Copa América, o governo de João Doria (PSDB) liberou o estado para a realização do torneio de futebol, que acontecerá no Brasil em meio ao descontrole da pandemia do coronavírus.

A postura do governo paulista contrasta com a de alguns governos do Nordeste, que rejeitaram a realização da competição em seus estados.

Segundo nota divulgada pela administração paulista, o “governo de São Paulo não fará objeção caso a CBF defina São Paulo como um dos locais de jogos da Copa América, desde que protocolos do Plano São Paulo sejam obedecidos”.

“A CBF, com a qual falamos hoje, o Walter Feldman, que aliás é médico e secretário geral da CBF, informa que a Copa América virá para o Brasil, mas não especificamente para São Paulo. Até porque os estádios aqui já estão ocupados pelos jogos programados para a Copa do Brasil e o Brasileirão (…) O melhor jogo, é o jogo pela vida, são pessoas que vão lutar pela vida. Esse é o melhor campeonato, essa é a melhor Copa, a Copa da Vida”, declarou.

Governadores do Nordeste rejeitam

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), usaram as redes sociais nesta segunda-feira (31) para anunciar que o estado não aceitará receber os jogos da Copa América.

“Apesar de sermos um dos Estados com estrutura física disponível, não temos hoje níveis de segurança epidemiológica para realização do evento. Ao contrário, estamos numa luta diuturna para amenizar os efeitos da pandemia, que está em um momento crescente por aqui. O Governo é, portanto, contrário à realização do evento no nosso estado”, afirmou Bezerra em mensagem publicada no Twitter. A governadora disse que ainda não recebeu nenhum comunicado sobre o evento.

“Sobre a transferência da Copa América 2021 para o Brasil, adianto que não há possibilidade de flexibilizar regras para que a #Bahia seja sede. Seguiremos o mesmo padrão em relação ao futebol. Não será permitido público. Se a exigência é ter público, aqui na Bahia não terá”, disse, por sua vez, Rui Costa.

Até o momento já são três estados que se colocam contra a realização do evento internacional. Além de Bahia e RN, Pernambuco também se negou a sediar a competição.

Amazonas

Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas, um dos estados que mais sofre os efeitos da pandemia do coronavírus, afirmou que até o momento sua administração não foi informada sobre a realização de jogos da Copa América em seu estado e que, caso haja essa intenção, “nenhuma decisão será tomada sem avaliarmos as condições epidemiológicas e sanitárias”.

Em coletiva de imprensa no Instituto Butantan, Doria não foi tão explícito quanto o conteúdo da nota oficial, afirmando que sua “preocupação prioritária é salvar vidas”.

Copa América no Brasil

A realização da Copa América no Brasil foi acertada pela manhã em reunião entre representantes da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o ministro da Casa Civil do governo Jair Bolsonaro, general Luiz Eduardo Ramos.

Após o cancelamento do campeonato na Colômbia, em razão dos protestos políticos no país, e na Argentina, devido à restrições sanitárias, Bolsonaro pediu prioridade ao ministro para trazer o campeonato ao Brasil, com a anuência de Paulo Guedes, da Economia.

Via Revista Fórum

Uma resposta para “Enquanto governadores do Nordeste rejeitam, Doria libera estado de SP para a realização da Copa América”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s